top of page
Buscar

Você sabe o que é tráfego orgânico?



O tráfego orgânico é todo aquele conquistado de forma espontânea a partir dos mecanismos de busca. Como o Google ou o Bing, por exemplo.


Para garantir este tráfego, não é necessário fazer um investimento financeiro direto. Ou seja, você não precisa pagar para aparecer. Entretanto, é importante investir em uma agência de marketing digital capacitada para atender aos critérios de rankeamento dos buscadores.


Isto porque os 5 primeiros resultados do Google somam juntos mais de 67% do total de cliques de uma busca. Por isso, não basta indexar uma página. É preciso garantir que ela esteja entre as primeiras posições dos resultados de uma pesquisa.

E, para isso, a melhor alternativa é investir em:


Marketing de conteúdo

Não é segredo que o principal objetivo dos buscadores é responder à intenção de pesquisa do usuário. Por isso, o segredo de como aparecer no Google é justamente este: oferecer a melhor resposta para determinado problema.

E este é o principal objetivo do marketing de conteúdo: atrair clientes por meio da criação de um conteúdo de valor que possa gerar alguma transformação ou solucionar uma dor do usuário.

Dessa forma, você faz com que potenciais clientes venham até você ao invés de investir tempo e dinheiro para chegar até eles.


Configuração SEO

SEO é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization” ou “Otimização para Motores de Busca”. São técnicas 100% focadas em adequar o seu conteúdo aos fatores de rankeamento dos buscadores. Por isso, é uma estratégia essencial para conquistar as primeiras posições e garantir mais tráfego.


Nesse sentido, o marketing de conteúdo e o SEO são estratégias complementares para tornar seu conteúdo mais rastreável e, consequentemente, mais visualizado pelo público. O gera mais autoridade e conversões.


Quais são as vantagens do tráfego orgânico?

Confira agora 3 vantagens do tráfego orgânico para o seu site que são diferenciais em relação ao tráfego pago.


Resultados permanentes

Mais uma vez, vale ressaltar que esta é uma das principais diferenças entre o tráfego pago e orgânico. Isto porque, embora os resultados do tráfego orgânico demorem mais para aparecer, eles são mais consolidados e permanentes.

Afinal, uma vez que a sua página conquiste autoridade no buscador, basta mantê-la atualizada para continuar rankeando no Google em boas posições e atraindo tráfego durante muito tempo.

Assim, essa estratégia é ideal para estratégias atemporais ou de longa duração. Como blogs corporativos.


Autoridade de marca

No geral, a autoridade de uma marca está relacionada ao nível de confiança que ela transmite às pessoas. E não há maneira melhor de chegar até os usuários do que oferecer um conteúdo gratuito que apresente uma solução para um problema, certo?

Dessa forma, se posicionar bem nos buscadores te ajuda a não somente conquistar um bom tráfego, mas também se posicionar como autoridade de mercado. Uma empresa que entende do seu nicho a ponto de oferecer conteúdo gratuito sobre o assunto.

Além disso, quanto mais os conteúdos de uma empresa estiverem bem posicionados nos motores de busca, mais a organização estará presente nas discussões e nas pesquisas relacionadas ao seu nicho.


Relevância

Como já dizemos, a maioria das pessoas clicam no primeiro resultado que encontram no Google. Isso porque, atualmente, o líder do ranking de cada palavra-chave pesquisada virou sinônimo de relevância na opinião pública.

E, para isso, é importante oferecer o resultado mais completo e relevante para o usuário. Assim, o algoritmo dos buscadores posiciona o conteúdo em destaque tanto nas pesquisas por voz quanto por texto.

Além disso, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo e SEO, é possível atingir um público tão segmentado quanto o do tráfego pago, já que você pode explorar palavras-chave específicas para cada etapa do funil de vendas.



Qual é a melhor opção: tráfego pago ou orgânico?

Agora que sabemos as principais diferenças entre tráfego pago e orgânico, fica mais fácil escolher a opção que melhor atende às demandas da sua empresa.

No geral, se você quer construir uma presença digital consolidada e garantir resultados duradouros, o tráfego orgânico é o mais indicado. Para isso, é preciso utilizar estratégias de SEO e marketing de conteúdo e entender que os resultados vêm a médio e longo prazo.

Mas, se você precisa de resultados imediatos e um grande número de oportunidades de negócio em curto espaço de tempo, o tráfego pago é a melhor alternativa. Para isso, é preciso investir em campanhas pagas em plataformas como Google Ads e Face Ads.

Além disso, vale lembrar que o tráfego pago e orgânico não são alternativas excludentes. Pelo contrário, a junção das duas estratégias pode gerar resultados ainda maiores!

Quer decolar o tráfego do seu site? Então, fale agora com o consultor de marketing da ASSECOM!


Aproveite e contrate uma agência de comunicação e aproveite nossas ferramentas!

Gostou das dicas? Conte suas experiências.


bottom of page