Buscar

Spam: como lidar com mensagens indesejadas na caixa de e-mail



Diariamente, somos alvos de spam nas nossas caixas de e-mails. Seja por propagandas indesejadas, promoções de produtos e serviços que nunca ouviu falar ou golpes, spam é um dos problemas mais comuns para internautas, atualmente.

O botão de “cancelar inscrição” pode parecer tentador, prometendo livrar você da mira daquele fluxo de mensagens, mas você sabia que interagir com spam e links fornecidos por ele pode gerar ainda mais problemas?

A lição básica de não acessar links fornecidos por e-mails vale - e muito - neste caso. O endereço fornecido no botão de cancelar inscrição pode, de fato, levar o usuário para um site malicioso, numa tentativa de te convidar a evitar as mensagens e te gerar outra bola de neve de problemas. Evite esses links externos.

Além do risco de te levar para endereços indesejados, fornecer seu e-mail para cancelar o envio de mensagens pode fazer justamente o contrário: o banco de dados do remetente do spam pode levar seu endereço para outros fluxos de mensagem e deixar a situação ainda pior. Ao clicar no link e tentar cancelar o envio de mensagens, o spammer detecta que sua conta está ativa e esse sinal reitera que você é um alvo para futuros e-mails indesejados.

Então qual a solução para o spam?

Se sua situação não estiver feia, a solução é continuar a ignorá-los. Simplesmente não interaja de maneira alguma com essas mensagens. Considerando que o serviço de hospedagem que cuida das suas mensagens (Gmail, Outlook etc.) está encaminhando os e-mails indesejados para a caixa de spam devidamente, lembre-se apenas de excluí-los eventualmente para não deixar a caixa lotada. Os recursos de bloqueios de remetentes e outras opções específicas de alguns serviços podem te ajudar na tarefa de evitar essas mensagens.

Contudo, se sua situação estiver grave, é válido considerar a criação de outro endereço de e-mail. Se não for possível, tire um tempo para lidar com a situação, procurar por ferramenta do seu serviço de hospedagem e sinalizar os spam que não estão sendo enviados para a seção dedicada para não dar de cara com eles na caixa de entrada.

Uma sugestão é pontuar a mensagem indesejada como "lixo eletônico", e clicar em "Bloquear Remetente". Assim, seu programa de mensagens Outlook realizará o bloqueio antes mesmo do recebimento.


Envios de mensagens iguais constantes também são considerados SPAM

Se você está habituado a enviar mensagens, constantemente, iguais, com mesmo título e conteúdo, é considerao spam e, por isso, o servidor de mensagens bloqueia, automaticamente, o envio dessas mensagens. Evite essa prática e contrate serviço de envio de e-mail marketing, diretamente pelo servidor. Seguro e funcional.


#dicasassecom #assecom_assessoria #tecnologia #agenciadecomunicacao #comunicação #marketingdigital #assessoria #assecom #brasil #santos #portoseguro #arraialdajuda_bahia #portoseguro #santos #sãopaulo #agênciadecomunicação

3 visualizações