top of page
Buscar

O que significa #tbt nas redes sociais?


Criação de Sites empresariais
ASSECOM Criação de Sites

Utilize a #hashtag correta


São muito frequentes as marcações de hashtags no Instagram. Entre tantas, existem algumas que são as preferidas dos usuários. Em 2021, de acordo com a rede social, a preferida dos usuários é #love, que já foi utilizada mais de 2 bilhões de vezes no mundo todo.

Como grande parte das contas estão em inglês, as hashtags mais populares também estão na língua anglófona. Na lista das mais populares estão outras como #instagood e #photooftheday. Em português, se destacam neste ano #amor (usada mais de 139 milhões), #brasil (95,4 milhões) e também #love.

E bem além da diversão, as hashtags categorizam as imagens, facilitando a busca quando queremos ver algo com um tema específico. Intuitivamente, de tanto ver fotos no Instagram, acabamos decifrando como usar algumas. Mas, como muitas são siglas em inglês, é natural ficar um pouco incerto quanto ao significado de todas elas. Confira, abaixo, as explicações para as famosas.


Aproveite e contrate a curadoria de conteúdo e gerenciamento das redes sociais aqui na agência Assecom Assessoria em Comunicação.


O que é tbt?

Considerada uma das hashtags mais populares do mundo, as siglas significam as palavras "throwback thursday” e serve para usar em fotos antigas que são publicadas nas quintas-feiras. Não se sabe exatamente a primeira vez que o conceito foi utilizado, mas ele tem algumas origens.

A revista Sports Illustrated, por exemplo, atribui a origem a um blog que publicava em todas as quintas imagens de tênis antigos de basquete. Apesar disso, as letras ganharam o mundo por volta de 2012. À época, a família Kardashian começou a utilizar com frequencia o #tbt em suas fotos nas redes sociais. A influência das socialites fez com que muita gente adotasse a terminologia, gerando a explosão de popularidade que a hashtag tem hoje em dia.

A #FBF significa “flashback friday” e indica uma intenção parecida com a anterior. A diferença, nesse caso, é que ela é usada nas sextas-feiras. Não existe uma regra para quão antiga precisa ser a foto, ela pode ser um registro lá da sua infância, ou apenas do último feriado.

A hashtag “foodporn” é uma brincadeira que faz alusão à paixão por comida. Ela serve para quem adora publicar o que está prestes a comer e é perfeita para os pratos preferidos, aqueles que só de olhar, já dão água na boca.

Essa hashtag "latergram" é colocada quando a imagem postada não foi feita exatamente agora, mas em horário prévio, no mesmo dia. “Later” significa “depois”, em português.


O #follow4follow indica que uma pessoa seguirá a outra, em troca de ser seguida também. Já #like4like significa que um usuário pretende trocar curtidas, caso curtam os conteúdos dele.

A hashtag #ootd é sobre o look do dia. É uma siga para “Outfit of the day” e pode ser usada no dia daquele evento especial, quando caprichamos na hora de nos arrumar e queremos compartilhar com os amigos.

A hashtag #nofilter significa “sem filtro” e pode ser usada quando vamos publicar uma imagem que está tão bonita, que nem precisa de filtros. Quem é fã de fotografia e coloca #nofilter na busca do Instagram, encontra resultados de fotos lindas e “sem maquiagem”.


A hashtag #instagood pode ser colocada para acompanhar tudo que você mais gosta, seja uma paisagem, uma comida, um hobbie. Tudo aquilo de que você se orgulha.

Tanto a hashtag #repost quanto #regram são usadas em fotos que já foram publicadas em outro perfil, normalmente acompanhando o crédito do local de origem.

A #lol significa “laugh out loud”, ou seja, rir alto! É o equivalente a uma risada e, obviamente, é usada para fotos engraçadas e divertidas.

A #picoftheday significa a publicação da foto que melhor representa o seu dia ou quando é algo que se destaca, um momento que vale a pena marcar e mostrar para todos, naquele dia.


As hashtags #picstitch e #vsco têm ligação com os programas Pic Stitch e VSCO Cam. São usadas para sinalizar que a foto foi trabalhada em uma destas plataformas.

A hashtag #tgif quer dizer “thank God is friday” e é usada na sexta-feira, quando aquele momento tão esperado chamado "fim de semana", se aproxima.

A #bff serve para representar aquela foto com seu melhor amigo. A sigla abrevia as palavras "best friends forever", que significa “melhores amigos para sempre” em português.


bottom of page