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SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca)



Chegou a hora de conhecer quais são as principais técnicas de SEO utilizadas pela agência ASSECOM Assessoria em Comunicação, hoje, indispensáveis para otimizar seu site.

Se você ainda não adota uma delas, ou não o faz com total dedicação, promova os ajustes necessários na estratégia e qualifique os seus resultados.

O primeiro passo antes de criar um conteúdo é escolher a palavra-chave que você deseja classificar no Google, ou outro mecanismo de busca.

Em seguida, com base nos termos que outros usuários utilizam para pesquisar, a ferramenta fornece uma lista de sugestões para serem utilizadas.

Outro método para encontrar o que as pessoas estão procurando é digitar no Google suas principais palavras-chave e verificar as sugestões com base nas pesquisas mais populares.

Além disso, você ainda pode rolar até a parte inferior da página de resultados do Google e ver mais algumas consultas relacionadas à pesquisa.

Por fim, o importante é escolher uma ou duas palavras-chave principais para não saturar ou especificar demais o conteúdo.

Quem já adota estratégias de marketing digital, certamente percebeu que o conteúdo serve como uma moeda de troca nesse ambiente, não é mesmo?

Assim, independentemente do seu nicho de mercado, após escolher as palavras-chave principais para trabalhar, você deve criar um conteúdo altamente relevante e útil para os leitores com base nelas.

Para escrever um artigo de qualidade sobre um tema específico, faça sua pesquisa e verifique outros textos que já estão bem classificados no Google para essas palavras-chave.

O importante é que seu artigo seja original, de fácil leitura, atenda à demanda do usuário, responda suas dúvidas e agregue valor para ele.

Nada de copiar o conteúdo de outras publicações existentes.

Até mesmo porque os mecanismos de buscas tendem a penalizar a prática de conteúdo duplicado.

Isso sem falar que, ainda que não haja penalização, não há como posicionar bem no Google um artigo que apresenta mais do mesmo.

Os motores de buscas valorizam esses elementos, porque facilitam a extração de conteúdo relevante.

Uma coisa é certa: a URL das páginas do seu site precisa ser amigável.

Ou seja, ela deve explicar claramente para seus visitantes o conteúdo que eles estão prestes a ver. Isso porque os motores de busca favorecem as URLs que facilitam essa compreensão.

Nada de símbolos, números ou qualquer construção que não seja amigável.

Convenhamos que o título da sua página é uma das principais formas de chamar a atenção do usuário, não concorda?

Ele é o primeiro passo, tanto para o motor de pesquisa quanto para o próprio leitor, para determinar a relevância do seu conteúdo.

Dessa forma, é essencial inserir nele alguma palavra-chave importante para o seu negócio.

Vale lembrar que existe uma recomendação para o tamanho do seu título: o ideal é mantê-lo com menos de 60 caracteres.

Assim como ocorre com o título, existe uma recomendação para a sua meta description: que ela não ultrapasse os 160 caracteres.

Lembrando que esse é o texto que aparece como descrição no Google, logo abaixo do título também exibido como resultado de uma pesquisa no buscador.

Para que seja uma boa meta description, é preciso que, dentro desses 160 caracteres, você forneça as informações da forma mais clara e útil possível.

Adicionar títulos e subtítulos é como adicionar manchetes a um jornal. Ele dá contexto ao seu conteúdo antes de um usuário mergulhar nele. E também ajuda a organizar e hierarquizar toda a informação.

O Google notou a tendência dos construtores de sites de tipicamente usarem as tags de título mais para fins de estilo e, como resultado, agora considera como você formata e coloca suas informações nessa hierarquia, organizando seu conteúdo do mais importante para o menos importante.

Use um sitemap - Um sitemap, como o nome sugere, funciona como uma espécie de mapa do seu site, contendo os links para todas as páginas.

Em outras palavras, ele ajuda o Google a rastrear facilmente suas páginas e indexar seu conteúdo.

Muitas pessoas se esquecem de incluir o nome das imagens ou o atributo alt quando carregam fotos e ilustrações para o seu conteúdo.

Porém, entre as técnicas de SEO, o ideal é não deixar essa preocupação de lado.

Afinal, o Google ainda não consegue "ver" suas imagens, mas pode "ler" seu texto alternativo.

Ao descrever adequadamente seu alt text, você está explicando ao buscador qual o assunto daquela imagem.

De quebra, aumenta as chances de o conteúdo ser classificado nos resultados de pesquisa para as palavras que ele contém.

O importante é tentar explicar o conceito da imagem, como se estivesse a descrevendo para um pessoa cega, por exemplo.

Linkar páginas internas - Essa técnica se refere à inserção de um link em uma página que aponta para outra página no mesmo site.

Por isso, se você já escreveu anteriormente sobre determinado tópico mencionado em sua postagem, o ideal é que vincule esse outro conteúdo nessa mesma página.

Isso é importante porque ajuda a fortalecer essas palavras-chave internamente e possibilita que os visitantes naveguem mais a fundo pelo site.

O importante é que esses outros links sejam relevantes para aquela leitura e que você use texto de âncora (as palavras clicáveis em qualquer link) claro e objetivo.

Isso pode ajudar a reduzir as suas taxas de rejeição, que é quando o usuário abandona a leitura sem realizar ação alguma na publicação.

Implemente o certificado de segurança SSL/HTTPs - Como sabemos, o Google está sempre atualizando seu mecanismo de buscas e priorizando aquelas páginas que conseguem se adaptar rapidamente a essas novas mudanças.

Otimize para Plataformas Mobile - Desde 2015, o Google atualizou seu algoritmo para priorizar os sites que se apresentam melhor em dispositivos móveis.

Por isso, se o seu site ainda não tem uma formatação compatível com esses aparelhos, você pode estar perdendo lugar na classificação dos resultados.

Nesse contexto, seu site não só pode, como deve ter um projeto responsivo.

Com um design responsivo, ele detecta o dispositivo usado para visualizar seu site e sua orientação na tela, ajustando o layout de acordo com aquele dispositivo específico.

Se o seu site já é responsivo, comece a considerar como seus elementos são exibidos nesses dispositivos.

A ASSECOM Assessoria em Comunicação já utiliza essa plataforma mobile nos sites desenvolvidos pela agência compatíveis em diversos tipos e tamanhos de telas em dispositivos como tablets, notebooks, desktops, smartphones, etc

Google AMP (Accelerated Mobile Pages) - Tendo notado o crescente número de usuários que acessam a internet pelos dispositivos móveis, o Google lançou o projeto AMP, que em tradução livre seria algo como “páginas aceleradas para mobile”.

Essencialmente, o objetivo é otimizar a estrutura da página, criando uma versão alternativa dela, sem scripts ou elementos que retardam o carregamento.

Assim, diminuir o tempo de carregamento nesses dispositivos.

Obviamente, o Google vem priorizando cada vez mais as páginas que têm essa otimização.

Basta fazer uma pesquisa com seu smartphone que você irá notar que a maioria dos primeiros resultados têm “AMP” em sua descrição.

Contrate uma agência e evite ter 404 erros em seu site - O erro 404 indica um link quebrado. Pode ter um erro na URL ou o conteúdo não está mais disponível naquele endereço. Seja qual for a razão, é ruim para efeitos de ranqueamento no Google.

O que acontece é que erros 404 influenciam negativamente a experiência do usuário, o que, por consequência, acaba afetando seu desempenho de SEO.


Boas técnicas de SEO vão levar muitos visitantes para o seu site.


Publique: por fim, é só contratar uma agência que consiga publicar seu site em seu próprio domínio, contratando serviços de hospedagem física em ambiente seguro, gerenciamento de e-mails e administração de conteúdo.


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