Buscar
  • Assecom Assessoria em Comunicação

Google Meet: 7 dicas para aproveitar melhor o app de videochamadas

Ferramenta permite realizar reuniões online com até 100 pessoas e está disponível gratuitamente. Mas existem, também, planos pagos, com armazenamento das reuniões.


O Meet permite a todos os usuários apresentarem a tela para os participantes, gravar a reunião para assistir mais tarde e não há limite de tempo para as videochamadas.

Antes de entrar em uma sala de reunião do Google Meet, o usuário pode visualizar sua imagem para ajustar o posicionamento do vídeo e verificar se a iluminação está boa. Nessa janela é possível desativar a câmera e o microfone, que é o mais recomendado antes de entrar na chamada, pois evita que o usuário apareça desarrumado ou falando sozinho. Para desativar o vídeo e o microfone, basta assinalar os símbolos dos equipamentos que aparecem na janela. Ao desativá-los, o botão do microfone e da câmera ficarão vermelhos.

O Meet permite que os usuários alterem a qualidade do vídeo. Na maioria das vezes, as câmeras são configuradas automaticamente para a qualidade mais baixa, de 360p, para evitar que o Meet consuma muita Internet. Entretanto, para ter uma imagem nítida de sua câmera, o usuário pode alterar a qualidade para 720p ao selecionar os três pontos, na parte inferior da chamada, ir até “configurações” e escolher as opções de vídeo.

Para otimizar o tempo nas chamadas, os usuários podem usar atalhos para as funções mais básicas do Google Meet. Para ativar ou desativar a câmera, no Mac, utilize o atalho⌘/Ctrl+e. Já para habilitar ou desativar o microfone, o atalho é ⌘/Ctrl+d. A lista com todos os atalhos do Meet está disponível a partir do comando shift+? durante uma reunião.

Para evitar interferências ou eco durante a fala de outro participante, desabilite o seu microfone. O ideal é que todos os usuários deixem o microfone desligado durante a chamada e só habilitem quando quiserem falar. Para isso, basta selecionar o ícone do microfone exibido na tela. Com o microfone desligado, o símbolo ficará vermelho e riscado, indicando que o áudio do usuário não está disponível na reunião.

A visualização padrão das reuniões no Google Meet permite ver em destaque a pessoa que está falando e, na barra lateral, as que falaram há pouco tempo. Entretanto, é possível alterar o layout para visualizar todos os participantes em blocos, ver apenas quem está falando ou manter a visualização lateral. Para isso, basta selecionar os três pontos durante a chamada e selecionar “Alterar layout”. Em seguida, o Meet exibirá as opções disponíveis ao usuário.

Caso alguns usuários não consigam entrar na reunião no horário combinado, é possível gravar a chamada para assistir depois. O recurso é bastante utilizado nas aulas ao vivo, para que nenhum aluno perca o conteúdo apresentado. Para gravar uma reunião do Google Meet, basta selecionar os três pontos na parte inferior da chamada e escolher “gravar reunião”.

O app solicitará o consentimento, que deve ser confirmado para iniciar a gravação. Ao finalizar, seguindo o mesmo caminho, o vídeo ficará disponível no Google Drive do usuário que criou a sala. Dependendo do tamanho da gravação, o vídeo demora algumas horas para ser disponibilizado.


#dicasassecom #assecom_assessoria #tecnologia #agenciadecomunicacao #comunicacao #marketingdigital #assessoria #assecom

0 visualização

Central de Atendimento ao cliente: (13) 3048-2693 ou Whatsapp (13) 99706-5730 e (13) 99711-3376

E-mail atendimento@assecom.com.br

Assecom Assessoria em Comunicação                    © Todos os direitos reservados

Baixada Santista - Litoral de São Paulo (Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá) - São Paulo - Brasil

Porto Seguro (Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva) - Bahia - Brasil

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon